Sorry, this page isn't available for your location.

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

Sorry, this page isn't available for your location.

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Consumo global de eletricidade dos data centers

Os data centers são os pilares da economia e do desenvolvimento tecnológico. Eles são infraestruturas que abrigam uma grande quantidade de servidores e dispositivos eletrônicos com o objetivo de processar e distribuir dados ao redor do mundo. Entretanto, o uso cada vez maior dos data centers está gerando uma crescente demanda por energia elétrica.

De acordo com o relatório do Uptime Institute, o consumo de energia dos servidores está passando por uma tendência acentuadamente ascendente. Dados revelam que o consumo de energia raramente ultrapassou 300 W em 2017, mas explodiu para aproximadamente 800 W em 2022, o que destaca a necessidade de adotar tecnologias mais eficientes e mais sustentáveis, como a refrigeração líquida, a virtualização de servidores e o uso de fontes renováveis de energia para reduzir seu consumo elétrico e seu impacto ambiental.

O relatório da pesquisa de 2022 sobre Tendências para Capacidade do Uptime Institute mostrou que reduzir o consumo de energia está se tornando cada vez mais uma prioridade e os provedores de Data Centers estão adotando políticas mais responsáveis em relação ao consumo de energia. Alguns deles estão implementando estratégias de gerenciamento de energia para reduzir o consumo e melhorar a eficiência, estratégias tais como o monitoramento de cargas, a identificação de pontos de calor e a implementação de medidas para abrandá-los.

Desafios para a América Latina

O Centro de Eficiência Energética de Copenhague prevê que, em 2030, a ICT (Tecnologia da Informação e da Comunicação) será responsável por mais de 20% da demanda global por eletricidade. Além disso, o alto consumo energético dessas infraestruturas e o crescimento esperado para os próximos anos destacam a importância de reduzir o desperdício de energia dos data centers.

Um estudo da Arizton prevê que o mercado de data centers da América Latina crescerá a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6% no período de 2022 a 2027 e deve chegar a US$ 1 bilhão até 2027, focando em sustentabilidade para desenvolvedores de data centers de missão crítica. 

O desafio reside em melhorar a pegada de carbono, os informes de sustentabilidade e tomar medidas reais para reduzir o consumo e os custos com energia. Isso deve-se ao fato de a demanda da região por serviços de energia poder dobrar nos próximos 20 anos, de acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A McKinsey identificou quatro maneiras de reduzir o consumo de eletricidade nos data centers:

  • Usar inteligência artificial para detectar equipamentos que não estão em uso e automaticamente desligá-los sem a necessidade de intervenção humana.
  • Usar a IoT para fazer leituras precisas do consumo de energia e identificar padrões de consumo ao longo do tempo.
  • Realizar transformações estruturais e na arquitetura para migrar para sistemas RAN localizados na nuvem.
  • Por último, buscar fontes renováveis de energia. 

De acordo com Octavio Delgado, CTO da Ingenium, os desenvolvedores de data centers estão mais conscientes da necessidade de fornecer consultoria, engenharia, construção e operação de data centers com enfoques ‘verdes’ que promovam a evolução ambiental. “Equipes altamente treinadas em soluções que melhorem a eficiência energética e o consumo de água dos data centers são essenciais”, ele enfatizou.

Nesse contexto, a parceria da Ingenium com a Vertiv visa complementar suas tecnologias e conhecimento para oferecer soluções completas para sustentabilidade e eficiência energética em data centers na região. Esses data centers têm diversos tipos de equipamento, desde equipamentos para processamento de dados, segurança e infraestrutura de rede, até gerenciamento de energia e armazenamento de dados. Conforme os equipamentos envelhecem, seu consumo de energia aumenta, resultando em custos maiores. 

Para descobrir o consumo de energia do seu sistema de backup de DC power, você pode estimar as economias de energia através da Calculadora de Economia de Energia G4 da Vertiv. Essa ferramenta permite que você veja quanta energia é possível economizar ao atualizar sua infraestrutura de DC Power existente com retificadores da Vertiv de 3500 watts e 98% eficientes. 

Uma tendência em ascensão no setor de ICT é a adoção de data centers modulares para reduzir o impacto industrial no meio ambiente. Esses sistemas modulares pré-fabricados oferecem benefícios como reduzir as emissões de carbono durante toda a fase de produção de materiais em comparação à uma estrutura equivalente de concreto armado, evitando entregar adicionais feitas por fornecedores e eliminando o desperdício.

Como esses sistemas são integrados e fechados, eles podem ser engenheirados para eliminar o desperdício – resíduos de materiais, bem como desperdício de consumíveis como energia e água – e ser mais sustentáveis do que um design tradicional de data center. 

Esse artigo foi feito em colaboração com a Ingenium. A Ingenium tem mais de 15 anos de experiência para acompanhá-lo na trajetória para a descarbonização através da adoção de práticas de alto impacto ambiental e pode orientá-lo no processo de obter certificações como CEEDA, LEED e EDGE, entre outras.

Conteúdo Relacionado

O Data Center Moderno Image

White Papers

O Data Center Moderno
Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma