Sorry, this page isn't available for your location.

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

Sorry, this page isn't available for your location.

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

O futuro dos data centers na América Latina: Como os hyperscalers estão enfrentando as demandas por eficiência?

Gustavo Pérez •

O crescimento substancial na quantidade de informações produzidas e armazenadas globalmente impulsionou a construção de mais data centers hyperscale, causando um aumento no consumo de energia, bem como uma preocupação com a sustentabilidade e com a pegada de carbono que esse consumo pode causar.

Os data centers são responsáveis por aproximadamente 1% do total da energia elétrica consumida globalmente, e 0,5% das emissões de CO₂, de acordo com dados da Agência Internacional de Energia (IEA).

O impacto sobre o consumo de energia

Um data center hyperscale usa, em média, 20 a 50 megawatts de eletricidade anualmente, aproximadamente o mesmo consumo de energia de 37 mil residências, de acordo com estimativas de especialistas da Vertiv.

Esse consumo de energia deriva da grande demanda das aplicações e tecnologias. A Statista indica que, até 2025, ao redor de 16,5 bilhões de dispositivos estarão conectados via a Internet das Coisas (IoT) no mundo todo. Além disso, o uso de veículos autônomos, realidade virtual e realidade aumentada e a Indústria 4.0 continuarão a crescer de forma significativa.

Por esses motivos, diversas empresas estão implementando soluções tecnologicamente avançadas que possibilitam uma maior eficiência no consumo da eletricidade. Por exemplo:

  • Soluções de free-cooling, como o chiller adiabático Liebert AFC com free-cooling, que combina três importantes tecnologias de refrigeração: adiabática, free-cooling e mecânica. Essas tecnologias são usadas para proporcionar refrigeração a dispositivos eletrônicos críticos de uma forma mais eficiente e sustentável, reduzindo o consumo de energia e os custos associados com a refrigeração mecânica tradicional.

  • O uso de baterias de lítio permite um aumento do setpoint da temperatura do data center, de forma que menos ar-condicionado – e energia – são necessários para refrigerar essas baterias, em comparação com as baterias padrão de VRLA (chumbo-ácido reguladas por válvula).

Oportunidades para Energias Alternativas na América Latina

O relatório sobre o Mercado de Construção de Data Centers na América Latina da ReportLinker mostra que espera-se um importante crescimento na construção de data centers na América Latina nos próximos anos, impulsionado pela demanda crescente por serviços digitais e a necessidade das empresas de todos os setores de terem soluções de armazenamento de dados e serviços de cloud computing.

Nesse cenário, uma importante oportunidade na região é a adoção de soluções de energias alternativas nos data centers. Atualmente, sete operadores na América Latina já trabalham nessa direção, e a adoção de energias renováveis e medidas similares deve continuar a crescer na região.

O relatório destaca que o Brasil, o Chile, a Argentina e o Paraguai são alguns dos países trabalhando rumo a adoção de energias renováveis nas operações de seus data centers.

Conheça mais sobre o quanto as suas operações são eficientes e como os serviços de otimização da Vertiv ajudam organizações a reduzir os custos no data center. Neste link, você pode descobrir os 5 passos para ter um data center altamente eficiente.

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma